segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Admirável


Ainda não destruidas pelas voragens ferozes da moderna construção civil e de algumas idiotas aprovações camarárias, podemos encontrar na velha Lisboa algumas entradas de prédios antigos, absolutamente admiráveis.
Que mais apreciar no exemplo anexo?
O chão, as paredes, o arco, o candeeiro?
Gostei de tudo.

(Rua de S. José).

3 comentários:

Mª João C.Martins disse...

Preciosidades que ainda se mantêm.
Também gostei!!

Um abraço

Luisa disse...

Muito bonita! Nem sei como ainda resiste!?

divagarde disse...

Sim, linda. Embora na foto são consiga perceber bem as dimensões, a entrada, agora de calçada, parece sugerir entrada antiga de cavalos, talvez fosse antes um empedrado maior. Por outro lado tem ar conventual. Só é estranho não desembocar num largo ao fundo ou larga escadaria.
E percebe-se que sofreu grandes alterações já não de agora... a que daria acesso o arco à esquerda fechado? e o arco central devia ser bem maior [talvez o tal espaço mais amplo de entrada de cavalos] porque não se vê a colunata da direita [estará escondida algures atrás da parede construída ou existirá ainda para lá dela, em outra sala porventura], bem como a ogiva desse arco [mesmo sem ver o tecto] aponta para que fosse um arco maior. De igual modo, os azulejos também não são de origem, dadas as cores e acompanharem as paredes [e sendo que a da direita era mais à direita].
A porta ao fundo também é curiosa, bem como a janela que parece haver servido para iluminar um espaço interior mais amplo.
Seria interessante saber-lhe mais da história.