sexta-feira, 23 de abril de 2010

Circo


Circo... era no Coliseu.
A multidão enchia por completo a Rua das Portas de Santo Antão, a sala esgotada, principalmente no Natal, quando a miudagem já palpitava pelas prendas no sapato, ou no Carnaval.
O palhaço Luciano e a sua “troupe” eram vedetas, balões muitos na plateia e nas galerias, e mesmo no “pontapé nas costas”, onde os bilhetes eram obviamente mais baratos.
Tardes de encantamento, de gargalhadas, de algum receio dos tigres e leões ainda que enjaulados, de serpentinas e chocolates que nos intervalos alguns vendedores apresentavam em tabuleiros presos por uma cinta ao pescoço.
E depois do Circo, um bolo na “Castanheira”. Inevitável.

8 comentários:

Mª João C.Martins disse...

Fui duas vezes ao Circo no Coliseu. Recordei agora, cada detalhe que escreveu. Na altura senti que foi um privilégio.. e foi mesmo!

APS disse...

Embora tivesse o privilégio de ter entradas mais baratas, nunca foi (e ainda hoje) muito apreciador de CIRCO.

Lembro-me sim do "pontapé nas costas" mas para ver as Óperas, que não conseguia ver no S. Carlos.

Há muitos anos que não vou ao «COLISEU DOS RECREIOS», na «RUA DAS PORTAS DE SANTO ANTÃO».

Um abraço
APS

Luisa disse...

Fui muitas vezes ao Coliseu com a minha filha, só por ela eu assisti a tal espectáculo, pois não aprecio a arte circense.
É uma sala de gratas recordações, aí vi Alicia Alonso, chorei ao vê-la dançar.

M.D.P. disse...

Também eu nunca fui grande apreciadora de Circo. Era quase como uma obrigacao, mas como os bilhetes eram "de borla" lá tinha eu de ir...
Um bolinho no "Castanheira"? Só em dias que nao havia Circo, pois de contrário, nao se podia lá entrar!
Um abraco de longe

Unknown disse...

O circo e, principalmente, do Coliseu dos Recreios que era a sala de espectáculos aue o meu pai preferia. Feérico.

Unknown disse...

Olá a todos.
Sabem dizer-me de que ano é mais ou menos esta fotografia?
Neste momento estou a fazer um estudo sobre as vivências e atividades desta rua e toda a via até ao Hospital de Santa Marta para a minha tese.
Se souberem onde encontrar mais fotografias desta área peço que me indiquem.
Obrigada por toda a atenção.
Boa noite.

Anónimo disse...

Saudades do circo mas também dos Saraus de ginástica em que participei e dos quais não vejo fotos em lado nenhum :(
Maria

Ana Martins disse...

Lembro-me muito bem dessa multidão á espera que o circo abrisse as portas para eu entrar com o meu pai.
Natal e Carnaval lá estávamos sempre os dois.
Que boas memórias desses dias.