segunda-feira, 25 de fevereiro de 2008

Fantochada

No Campo Grande, existem estas duas estátuas de dois grandes reis portugueses, D.Afonso Henriques e D.João I.
Não sou especialista na matéria, mas parece-me serem bastante fracas em qualidade artística. Diria até, dois “monstros”.

Neste mesmo local existia a estátua de Óscar Carmona, apeada logo a seguir ao 25 de Abril de 74, tendo desaparecido dos nossos olhares. Poucos anos depois, surgiram estas duas obras.
Acho quase infantil alterar-se o património artístico devido a mudanças políticas, mas Portugal de Abril fê-lo, o que se lamenta.
Carmona foi um Presidente da República “fantoche”, perfeitamente controlado pelo Ditador, mas a estátua não tinha culpa… E esconder a memória não a apaga.

A um canto do jardim do Museu da Cidade, meio escondida (terá doença contagiosa?), descobri-a um destes dias, e até o candeeiro em frente parece envergonhado….

2 comentários:

teresamaremar disse...

Essas duas (D. Afonso Henriques e D. João I) vieram dos Paços do Conselho.
Pena mesmo é a destruição do momumento envolvente à do Carmona, em jeito de memorial.

E porque o post fala de mudanças políticas que a outras conduzem, também não acho nada bem que a Ponte Salazer tivesse deixado de o ser só porque.
Nem, como já comentei num post atrás, que se tivesse alterado o Pavilhão dos Desportos para Rosa Mota,
nem... nem...

Bic Laranja disse...

Não há nada a fazer. Os democratas da tolerância não conseguem melhor. Nem melhor deles se esperava. Sobeja-lhes a ignorância de não saberem o nome oficial da ponte de Vila Franca.
Dizem (e eu creio que sim) que o presidente Carmona foi o único que Salazar respeitou.
Cumpts.