domingo, 9 de setembro de 2007

"Top 10" de livros

A Fátima Rosado, do “Bordado de Murmúrios”, lançou-me o desafio de pensar em 10 livros que possam constituir o meu “Top 10”, tarefa ingrata, porque qualquer um de nós faria, sem dificuldade, um “Top 50”. Ou mais.
Mas aqui está a minha lista, feita com os livros que de imediato lembrei.

“Memórias de Adriano” de Marguerite Yourcenar
“A Minha Concepção do Mundo” de Bertrand Russell
“Cântico Negro” de José Régio
“Diário” (qualquer volume) de Miguel Torga
“Os Nus e os Mortos” de Norman Mailer
“Livro do Desassossego” de Bernardo Soares
“Em Busca do Tempo Perdido” de Marcel Proust
“O Nome da Rosa” de Umberto Eco
“O Conde de Abranhos” de Eça de Queiroz
“ A Sombra do Vento” de Carlos Ruiz Záfon

Como é suposto lançar este mesmo desafio a cinco pessoas, ei-las:

Rui e Paula Lima – “Paixões & Desejos”
Teresamaremar – “Pequenos Grandes Nadas”
Mariana – “Ardemares”
Elisabete – “Encanto”
Teresa Proença – “Devaneios”

5 comentários:

teresamaremar disse...

Eu vou responder ao desafio, que acho muito interessante, porém, estão nesta lista cinco títulos que eu repetirei (ou repetiria, deverei omiti-los? Repeti-los não dará a esta corrente o efeito desejado)

“Memórias de Adriano”
“Livro do Desassossego”
“Em Busca do Tempo Perdido”
“O Nome da Rosa”
“ A Sombra do Vento”

vou reflectir.

Obrigada pela sugestão do meu nome.

Anónimo disse...

olá josé quintela soares!
muito em breve iremos responder a este desafio literário, curiosamente metade dos títulos que cita na sua lista navegam na nossa biblioteca, que se encontra num caos após a recente mudança, concluída este fim-de-semana.
abraço cinéfilo
paula e rui lima

Anónimo disse...

Fico grata por se ter lembrado de mim e responderei ao desafio, logo que possa. Tem graça que todos se queixam do mesmo, na sua lista figuram alguns livros que estão sempre na minha "mesa de cabeceira"

teresamaremar disse...

Desafio respondido :) com alguma batota, mas foi o melhor de que fui capaz.

theresia disse...

Já está. Quando desejar passe pelo meu "devaneios".
Um abraço.